AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

boton-menu

AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

210020021
Reserve seu Hotel

Portimão



No município de Portimão assenta boa parte dos serviços hoteleiros do Algarve. Povoações como Alvor ou a conhecida Praia da Rocha oferecem ao visitante uma excepcional paisagem marítima e maravilhosas praias para descansar e praticar desportos náuticos. Ao final da tarde, um pequeno descanso para desfrutar até ao dia seguinte após uma animada saída nocturna.

HISTORIA PORTIMÃO


As importantes necrópoles de Alcalar e de Monte Canelas, além dos diferentes vestígios arqueológicos encontrados nos arredores da população, confirmam a presença humana já no Neolítico.

Numerosas civilizações passaram pelo lugar, fenícios, gregos, romanos, etc, se assentaram na zona por suas excelentes características, por estarem situados na boca do rio Arade e possuírem um importante porto. Se encontraram numerosos restos nos seus arredores tais como ânforas, moedas, materiais de construção, etc, destacando o achado da Vila Romana de Abicada.

No século XV Alfonso V concede a Portimão o título de Vila Nova de Portimão, é também nesta época quando se inicia a construção das muralhas da cidade.

No século XVIII, depois do terramoto que no ano de 1755 destruiu a população, a economia sofreu uma importante crise que não chegou a se superar até o final do século XIX com o início da exportação de frutos secos, pesca e a indústria de conservas de peixe.

Actualmente Portimão se converteu no centro turístico com uma amplia e variada oferta de hotéis e restaurantes que fazem deste lugar uma parada ideal para desfrutar de umas merecidas férias, destacando a cidade Alvor e a Praia da Rocha como os lugares mais visitados.


Alvor (Inicio) A população de Alvor situa-se a cinco quilómetros de Portimão. É uma vila pitoresca que conserva todo o encanto com suas casas brancas e seus barcos amarrados a Ria. Hoje em dia, com seus hotéis e casas de veraneio, é considerada um dos centros turísticos mais visitados do Algarve. Como parada obrigatória destacamos a Igreja e a Ria de Alvor, uma das zonas húmidas mais importantes do Sul de Portugal.

PASSEIO TURISTICO PORTIMÃO


Igreja da Nossa Senhora da Conceição A Igreja da Nossa Senhora da Conceição foi construída no século XV. No decorrer da sua história teve que enfrentar-se a diferentes restaurações, depois do terramoto do ano de 1755 e no século XIX. Do seu estilo original gótico só se conservam seu belo portal com capitéis dourados. No seu interior, formado por três naves separadas por colunas e capelas laterais, destacam a imagem de São Pedro Apóstolo do século XVI, quatro crucifixos de marfim e um valioso retábulo de talha dourada do estilo barroco situado em seu altar-mor.


Colegio dos Jesuítas O Colégio dos Jesuítas, situado na Rua do Comércio, foi mandado construir pelo fidalgo Diogo Gonçalves a finais do século XVII. Sofreu diferentes remodelações depois do famoso terramoto sofrido no ano de 1755. Se trata de um edifício de linhas rígidas com uma fachada de três corpos e de uma só nave que é considerada como uma das maiores do Algarve. Seus altares, muito bem decorados, são do século XVI. Destacam-se em seu interior as imagens da Virgem e do Menino do século XVI, a Nossa Senhora da Piedade e do Senhor dos Aflitos e o crucifixo do Senhor Jesus dos Milagres do século XVII.


Mosteiro de São Francisco O Mosteiro de São Francisco foi construído no século XVI e sofreu, como todos os edifícios da zona, aos estragos do terramoto que teve lugar no ano de 1755. Situa-se às margens do rio Arade e se construiu a partir das doações que os Padres Observantes da Província de Portugal obtiveram do capitão de Azamor, Simão Correia. É considerado Bem de Interesse Público e actualmente é de propriedade privada.


Capela de São José A Capela de São José situa-se na Rua Dr. José Falcão, frente aos estaleiros navais e ao Largo da Barca. Sua fachada é simples com um frontão de linhas curvas.


Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar - Praia da Rocha A Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar situa-se na Praia da Rocha, sobre as rochas situadas a um dos lados da praia. Sua construção começou no século XVII, formando parte do sistema de defesa da cidade e do porto. O edifício é de planta rectangular com uma torre em cada esquina. No seu interior se encontra uma ermida dedicada a Santa Catarina de Alexandria. Actualmente está aberta ao público e em uma das suas explanadas se pode observar umas vistas excelentes do mar e da praia.


Muralhas de Portimão As Muralhas de Portimão situam-se na parte velha da cidade. Tem um perímetro de mais de 1000 metros e sua estrutura é triangular. Em cada um dos seus vértices se situa a porta da Serra, a de São João e o Postigo dos Fumeiros.


Igreja do Antigo Colégio da Companhia de Jesus A Igreja do Antigo Colégio da Companhia de Jesus foi construída a finais do século XVII, mais até o ano de 1707 não foi aberta ao culto. É de uma só nave com seis capelas laterais. Destacam em seu interior os retábulos barrocos das suas capelas e as imagens de São Camilo de Lélis e de Santo António.


Estuário do Arade O Estuário do Arade é uma zona húmida onde habitam numerosas espécies de aves. Se trata de um estuário de tamanho reduzido banhado pelas águas do rio Arade e de seus afluentes Boina e de Odelouca. Toda a zona possui um alto interesse paisagístico e ecológico. No interior do estuário se encontra um dos portos de pesca mais importantes da zona.





Alvor (Historia) Os mais antigos vestígios encontrados na zona pertencem ao Neolítico e foram descobertos na colina de Vila Velha, o que confirmam a longa história desta cidade. Estas terras foram visitadas posteriormente por numerosas civilizações.

No ano de 1189 a cidade foi conquistada pelo rei Sancho I, foi recuperada pelos muçulmanos no ano de 1191 e no ano de 1250 passou ao domínio cristão. No ano de 1300 suas muralhas foram reconstruídas.

Nos séculos XV e XVI a população experimenta um período de prosperidade, mas no ano de 1755 o famoso terramoto destrói a cidade, nunca mais chegou a recuperar o seu esplendor.

Actualmente é considerada como uma das populações turísticas mais visitadas do Algarve e sua economia inicial se baseia na agricultura e na pesca, quase passa a estar totalmente relacionada com o turismo.


Ria de Alvor A Ria de Alvor é um sistema lagunar costeiro é considerada uma das zonas húmidas mais importantes do Algarve. Se encontra protegida do mar por algumas lagunas de areia que formam as praias de Alvor e Meia Praia. No seu interior se conservam uma grande beleza paisagística e ecológica por ser um lugar de passagem para as diferentes espécies de aves migratórias. Destacam-se a sua função como viveiro para variadas espécies de peixes, crustáceos e moluscos que nela habitam. Graças a sua importância internacional sua área está protegida pelo Governo de Portugal.

MAPA PORTIMãO

PROCURAR HOTEL

Guias