AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

boton-menu

AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

210020021
Reserve seu Hotel

Montegordo



Formando fronteira com Espanha, a cidade de Vila Real de Santo António tem na pesca e no turismo a sua principal fonte de receita. A vila marinheira de Montegordo encontra-se a 3 km. Pioneira do turismo nos primeiros anos de 60 no Algarve, a sua excelente praia e umas modernas infra-estruturas atraem a Montegordo visitantes de todo o Mundo.

HISTORIA MONTEGORDO


Os restos arqueológicos situam a ocupação humana nesta zona do sul de Portugal desde os tempos pré-históricos. A zona foi visitada no decorrer da história por diversas civilizações que chegaram a estas terras atraídas por suas riquezas.

As origens da actual Vila Real de Santo António se remontam a Vila Medieval de pescadores chamada Santo António de Arenilla, as margens do rio Guadiana. Esta cidade medieval foi destruída pelo mar, mas o Marquês de Pombal decidiu reconstrui-la. O 30 de Dezembro de 1773 se assina a Carta Régia da fundação de Vila Real de Santo António. O que é realmente surpreendente é que a construção se realizou em somente dois anos, baixo um processo de construção baseado na estandardização e no pré fabricação. Hoje em dia a cidade é máxima mostra da arquitectura Pombalina do século XVIII português.

A ração da reconstrução da cidade mais que um acto de generosidade foi a necessidade e conveniência de situar-se neste ponto fronteiriço um controle de mercadorias e desenvolve o sector pesqueiro.

A partir do século XIX se inicia a construção de numerosas fábricas de conservas, que supõe um importante crescimento da indústria pesqueira. Começa então um período de prosperidade e desenvolvimento que converte a cidade em um importante centro conserveiro, sobretudo de sardinhas e atum.

Graças aos minerais procedente do norte, seu porto é também muito frequentado pelas embarcações que chegavam através do Guadiana. Uma clara mostra da sua importância e dinamismo é que foi o primeiro lugar do Algarve em ter iluminação a gás, no ano de 1886.

A meados do século XX, a cidade era conhecida como a Bolsa do Atum. Além do sector pesqueiro como principal fonte de riqueza, nos anos 60 se soma a importância económica do turismo que recebe toda a zona do sul de Portugal.

PASSEIO TURISTICO MONTEGORDO


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação, construção do século XVIII, se encontra situada na Praça Marquês de Pombal. No seu interior destacam os retábulos de suas capelas laterais e um bom conjunto de imagens do século XVIII, destacando a imagem de Nossa Senhora da Encarnação, obra do escultor Machado de Castro. Na capela-mor se encontram vitrais pintados por Joaquim Rebocho.


Praça Marquês de Pombal Fundada por Marquês de Pombal, esta praça se encontra situada na zona mais comercial da cidade. Nos seus arredores destacam-se a Igreja Matriz, o Obelisco, a Câmara Municipal e o Museu Manuel Cabanas. Nas suas origens foi denominada Praça Real, mais tarde passou a chamar-se Praça do Comércio e actualmente está registada na Câmara Municipal como Praça Marquês de Pombal.


Museu Manuel Cabanas O Museu Manuel Cabanas mostra a arte do pintor e gravador nascido no Concelho. Situa-se nos arredores da Praça Marquês de Pombal e no seu interior alberga a maior colecção de gravuras em madeira de Portugal. Destaca-se o conjunto formado por mais de 200 peças utilizadas na impressão das antigas embalagens das conservas de sardinhas e atum.


Obelisco O Obelisco de Vila Real de Santo António situado na Praça Marquês de Pombal, simbolizando o poder real. Foi construído pelo arquitecto Reinaldo dos Santos, em homenagem a D. José I.


Centro Cultural António Aleixo O Centro Cultural de Vila Real de Santo António está dedicado a António Aleixo, um dos mais importantes poetas populares de Portugal. O centro dispõe de diferentes salas onde se realizam actividade relacionadas com a música, a dança e o teatro, com uma capacidade de quase 1.000 pessoas, e salas nas quais se mostram pinturas e esculturas, destacando a galeria dedicada a Manuel Cabanas.


Arquivo Histórico Municipal - Torreão Sul O conhecido Torreão Sul é um edifício onde se alberga o Arquivo Histórico Municipal. É considerado como um dos elementos arquitetónicos mais importantes da zona histórica da cidade.


Zona Histórica Pombalina A Zona Histórica Pombalina é a principal área comercial de Vila Real de Santo António. Situa-se no coração da cidade, zona onde se encontra a Praça Marquês de Pombal e os edifícios mais representativos da cidade destacando a Igreja Matriz, o Centro António Aleixo e a Câmara Municipal.


Centro de Documentação e Informação O Centro de Documentação e Informação de Vila Real de Santo António conta com diferentes salas, a de informática com acesso a internet, biblioteca, videoteca, salas de animação, etc, todas elas abertas ao público.


Centro de Artes e Ofícios O Centro de Artes e Ofícios de Vila Real de Santo António é um edifício em que se realizam diversos espectáculos e exposições. No seu interior também se desenvolvem cursos educativos para adultos, cursos de bordados, tapeçaria, aulas de educação física, etc


Reserva Natural da Mata de Vila Real de Santo António A Reserva Natural da Mata de Vila Real de Santo António é uma extensão de terreno coberto por pinheiros que unem a população de Vila Real de Santo António com a população de Monte Gordo. Nos seus arredores se pode observar uma rica flora e fauna, lugar ideal para a realização de formosos passeios.


Monte Gordo A população de Monte Gordo situa-se a 3 Km da Vila Real de Santo António. Nas suas origens foi uma população tipicamente pesqueira.

Graças a suas formosas praias com pinheiros, destacando a Praia de Monte Gordo, e seu excelente clima, foi o lugar pioneiro do turismo estrangeiro no Algarve, nos anos 60 se começou a construir os primeiros hotéis.

Hoje em dia a população de Monte Gordo conta com numerosas infra-estruturas e serviços que faz dela, um dos principais destinos turísticos do Algarve. Nos seus bares e restaurantes poderá degustar a típica gastronomia do Algarve, rica em peixes e mariscos.


Igreja de Nossa Senhora das Dores - Monte Gordo - Não se conhece exactamente a data da construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores, mas se sabe que é um templo muito antigo. É conhecido por realizar-se no segundo domingo de Setembro a procissão de Nossa Senhora das Dores nas que numerosas embarcações muito bem adornada passeiam a Virgem por toda a baía.


Igreja Matriz de Cacela - Cacela - A Igreja Matriz de Cacela ou de Nossa Senhora da Assunção foi construída no século XIII, depois da conquista cristã do Algarve. Das suas origens só se conserva um portal lateral gótico. A igreja actual data do século XVI e foi reconstruída no século XVIII, ao ser destruída pelo famoso terramoto do ano de 1755. No seu pórtico renascentista se encontram os bustos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Seu interior é de três naves com arcos suportados por colunas. Destaca-se no seu interior a imagem de Nossa Senhora da Assunção do século XVIII e dos Cristos do século XVI.

MAPA MONTEGORDO

PROCURAR HOTEL

Guias