AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

boton-menu

AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

210020021
Reserve seu Hotel

Anadia



Anadia é um formoso município da comarca da Bairrada, famoso pela sua excelente gastronomia e pelas suas águas termais, onde o seu máximo expoente se encontra nas Termas da Curia, moderno estabelecimento termal. Além das suas águas, a zona conta com um interessante património artístico e natural.

HISTORIA ANADIA


Por estas terras passaram no decorrer da sua história diferentes civilizações, se crê que romanos e árabes se estabeleceram aqui atraídos pela riqueza destas terras.

Anadia é uma pequena população que se construiu sobre o coração da comarca da Bairrada, rodeada por montanhas e amplos vales. No ano de 1514 recebe seu primeiro Foral das mãos do rei D. Manuel I.

A região caracteriza-se pela fertilidade das suas terras, que sempre asseguraram o sustento e a riqueza da população. A paisagem encontra-se coberta por videiras e repleta por algumas das mais famosas bodegas do país.

No ano de 1839 a vila se eleva a categoria de Concelho, consolidando-se como centro administrativo e comercial. Hoje em dia é a Sede e Capital da comarca da Bairrada.

A Comarca se identifica com a popular expressão 'Boas águas, melhores vinhos', que reflecte o carácter vitivinícola e termal da cidade. Os vinhos de Anadia gozam de um grande prestígio em todo o país, especialmente os espumosos.

O carácter medicinal das suas águas se reflecte na popularidade das tradicionais Termas da Cúria que é muito visitada durante todo o ano, e as mais recentes Termas do Vale da Mó.

Junto com suas águas e seus vinhos destacam-se a grande cultura gastronómica da região, reflectida nos pratos como o leitão, o cabrito e o arroz malandro.

Hoje em dia Anadia é uma Vila Termal perfeita para passar uns dias de descanso e desconectar do resto do mundo, em contacto com a natureza e com o prazer das suas águas; com uma grande cultura e tradição gastronómica que se mostra nos manjares da sua boa mesa.

PASSEIO TURISTICO ANADIA


Igreja Paroquial de São Lourenço Mártir A Igreja Paroquial de São Lourenço Mártir é um templo maneirista que foi construído no século XVII. Tem uma planta longitudinal e capela-mor. Destaca-se sua fachada principal que está flanqueada por pilastras.


Igreja da Misericórdia - Anadia - A Igreja da Misericórdia, conhecida também como a Capela de São Sebastião situa-se na Praça Visconde Seabra. Foi construída no século XVII e reconstruída nos séculos XVIII e XIX. Das suas origens só se conserva a torre e o relógio. Sua arquitectura religiosa combina os estilos maneiristas, barroco e neoclássico.


Capela de Nossa Senhora das Lezírias A Capela de Nossa Senhora das Lezírias é uma capela maneirista de planta longitudinal e de uma só nave que foi construída no século XVII. No seu interior destaca-se o retábulo maneirista da sua capela-mor.


Igreja Paroquial de São Paio A Igreja Paroquial de São Paio foi construída no século XVIII. É uma igreja barroca com planta longitudinal de uma só nave e fachada com um único portal, onde se sobressai uma torre sineira.


Curia Cúria é uma pequena população situada no coração da cidade da Bairrada, a 3 quilómetros de Anadia. É conhecida pelas famosas termas, pelo seu magnífico parque e pelo lago artificial arredor do qual se encontra um avançado complexo termal com um grande número de hotéis, pensões, apartamentos, zonas desportivas, alamedas, etc.


Termas da Curia As propriedades curativas das famosas Termas da Cúria já eram conhecidas no tempo dos romanos, sendo Cúria conhecida como Aquae Cúria, água que cura. Sua exploração começou no ano de 1899, ano em que foi constituída a Sociedade das Águas da Cúria, após a comprovação do poder curativo das suas águas. As populares águas medicinais das termas estão recomendadas para numerosas doenças, artrites, reumatismos, enfermidades renais e hepáticas, etc. Nos últimos anos se construíram numerosas infra-estruturas que fazem de Cúria uma moderna estância de saúde, dotada com um avançado complexo termal no qual se realizam numerosos tratamentos, que permanecem abertos durante todo o ano. O visitante poderá desfrutar da tranquilidade do lugar, dos excelentes hotéis e balneários e do parque com um lago artificial.


Parque das Termas da Curia O Parque das Termas da Cúria foi construído no século XIX. É um belo parque com grandes dimensões que se caracteriza por seu grande lago artificial com ilhas no seu centro. Rodeando o lago existem numerosas avenidas cheias de árvores centenárias e com abundante vegetação, que oferecem ao visitante um lugar tranquilo para descansar, passear e fazer exercícios. Um dos atractivos são os passeios que se realizam nas conhecidas gaivotas, embarcações movidas por pedais, no interior do lago.


Termas do Vale da Mó Vale da Mó é uma pequena aldeia que situa-se no extremo leste da cidade da Bairrada, a 5 quilómetros de Anadia. Como seu nome indica está no vale a 250 metros de altitude e rodeada de um denso bosque, entre a Serra do Bussaco e a Serra do Caramulo. É conhecida mundialmente por seu grande tesouro, as Termas de Água Férrea. A água mineral das Termas do Vale da Mó nasce pura, sem cheiro e com um leve sabor a ferro e estão especialmente indicadas para anemias e outras carências de ferro, anorexias, doenças do aparelho digestivo, etc. É um lugar ideal para o repouso, fundamentalmente para a cura dos estados depressivos e a fadiga, tão frequentes em nossos dias.

MAPA ANADIA

PROCURAR HOTEL

Guias